A engenharia no Brasil teve início no período colonial, com a construção de fortificações e obras portuárias. Entretanto, a formação técnica de engenheiros só começou a ser organizada no século XIX.

A história

Em 1810, o príncipe regente Dom João VI fundou a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, com o objetivo de formar técnicos para atender às necessidades do país. Na escola, eram oferecidos cursos de Matemática, Física, Química, Geometria, Desenho e outras disciplinas.

Em 1825, a escola passou a se chamar Academia Imperial de Belas Artes e, em 1874, foi criada a Escola Politécnica do Rio de Janeiro, que se tornou a principal instituição de ensino de engenharia do país. A Escola Politécnica formou diversos engenheiros que atuaram em importantes obras de infraestrutura no Brasil, como a construção de ferrovias, estradas de rodagem, portos e pontes.

Em 1896, foi fundada a Escola de Minas de Ouro Preto, que se tornou referência na formação de engenheiros de minas. A escola foi responsável por formar muitos profissionais que trabalharam na exploração mineral no Brasil.

Na década de 1930, foram criadas diversas outras instituições de ensino de engenharia, como a Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), a Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com o passar do tempo, novos cursos de engenharia foram sendo criados para atender às demandas do mercado e da sociedade.

Hoje em dia, existem diversas áreas de atuação para os engenheiros, como Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, entre outras.

A engenharia no Brasil evoluiu muito desde os primeiros cursos até agora. Os engenheiros brasileiros são reconhecidos internacionalmente pela sua competência e habilidade, e continuam contribuindo para o desenvolvimento do país em diversas áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *