Quando o assunto é otimizar o processo produtivo, existem diversas formas de colocar isso em prática na indústria. Mas, se analisarmos o sistema de empacotamento de uma empresa, vemos a importância de ter uma logística e processo bem definido para que a qualidade do produto não seja afetada.
O avanço tecnológico está cada vez mais ligado às indústrias. E claro, a automação industrial não ficaria de fora. Seja pela concorrência ou porque a sua empresa está dando indícios de que chegou a hora de automatizar a produção, a maioria dos gestores está percebendo que será impossível escapar da tecnologia, principalmente na hora de finalizar os processos.
Com a chegada da Indústria 4.0, muitas indústrias acabam adiando os investimentos e ficando atrás das ações. Se você quer entender a importância de uma automação para o processo de empacotamento, é só continuar com a leitura.
Diferenças:
Diferenças: produção manual x produção automatizada
Com o processo produtivo manual a prioridade das atividades são as intervenções humanas, trabalhos realizados a mão mesmo. Com ele, a preocupação com equipamentos e tecnologia é pequena, no entanto, a qualidade na produção é menor uma vez que não é possível manter a padronização do processo. Além disso, ela acaba sendo mais demorada e pode interferir na quantidade de produto finalizado no final do processo.
Já nos processos automáticos, a produção conta com a finalização feita por equipamentos industriais, incluindo até o uso de robôs, muitas vezes. Embora seu investimento seja um pouco mais elevado, é possível conferir um nítido crescimento da produção, seja em qualidade e quantidade. Além disso, o custo de trabalho é reduzido e através da manutenção preventiva.
Vantagens
Se você ainda tem dúvidas de quais são as vantagens de automatizar o seu processo de produção, está na hora de entender quais são os principais motivos pelos quais você deve investir nas tecnologias já disponíveis no mercado.
Entre todas as opções, a primeira a ser destacada é a redução de custos. Isso acontece pela diminuição de desperdício e até mesmo pela estruturação da mão de obra para organizar o trabalho. Além disso, a produtividade ganha destaque já que a agilidade que a automação traz é muito maior, fazendo com que se faça mais em menos tempo.
A padronização dos produtos é outro ponto importante para ser destacado. Quando o assunto é qualidade, investir na automação faz com que os produtos sejam embalados e pesados da mesma forma, evitando que existam variações no processo que podem causar, em alguns casos, perda do lucro.
Agora que você já sabe quais são as vantagens e a importância do processo de automação para o empacotamento, que tal contratar um projeto efetivo e que irá auxiliar a sua empresa a otimizar o processo de produção?
Aproveite para entender um pouco mais sobre a importância de bons projetos na recepção de matérias-primas.