O cronograma é uma ferramenta que serve para organizar as atividades, os recursos e os prazos de um projeto em um único diagrama visual.
Ou seja, é um instrumento de organização e planejamento. Ele pode ser feito no papel, em uma planilha ou até em softwares especializados, podendo ser representado graficamente ou não, o importante é que todos os envolvidos tenham uma visão clara sobre os prazos e datas de entrega.
Quanto à etimologia, a origem do termo cronograma vem do grego, onde khronos significa “tempo” e gramma significa “alguma coisa escrita ou desenhada”.
Um cronograma é útil em diversos contextos: tanto para uma família organizar suas atividades diárias, quanto para um mestre de obras que precisa entregar uma edificação dentro de um tempo pré-determinado. Ou seja, o cronograma é uma ferramenta para uso pessoal, profissional e organizacional.
Quanto o assunto é cronograma industrial, ele é o diferencial para diversos pontos: seja para a contabilidade, para a produção ou até mesmo para a entrega de um serviço. Por isso, é muito importante que as indústrias estejam sempre bem alinhadas com seus cronogramas.
Para o que serve um cronograma?
O cronograma serve para direcionar a equipe do projeto sobre qual a sequência de execução das atividades, em qual tempo elas devem ser executadas e se está tudo ocorrendo dentro do prazo estipulado. Ter um cronograma dentro da gestão de projetos serve para:
Definir a sequência de atividades
O cronograma serve para sequenciar as atividades. Ele faz através de uma análise da relação que elas têm entre si, organizando-as de uma forma lógica, ou seja, respeitando aquelas que precisam ser executadas primeiro (as predecessoras) e aquelas que devem ser executadas depois (as sucessoras). Por exemplo: na organização da produção, ele poderá auxiliar em quantos produtos devem ser terminados por hora e como você pode otimizar o processo de produção para entregar o pedido no tempo.
Estipular a duração de cada atividade
Outra função muito importante do cronograma é estipular a duração de cada atividade para que elas sejam executadas a tempo da entrega do projeto, também respeitando o tempo que elas precisam para serem concluídas.
Controlar a realização das atividades
Por fim, o cronograma também serve para acompanhar a realização da atividade em detrimento do tempo, ou seja, verificar se cada entrega foi realizada dentro dos prazos estipulados e se a sequência estabelecida está sendo seguida, o famoso estimado x realizado. Se algo estiver atrasado, é preciso que o gerente de projetos, junto a sua equipe, tome atitudes para driblar as dificuldades.
Agora que você já sabe para o que serve um cronograma e qual a importância dele para a sua indústria, que tal colocar em prática e criar essa rotina na sua indústria? Aproveite para entender o que são os custos industriais e como eles podem interferir na saúde da sua empresa!